Não é tão fácil quanto parece.
Uma pergunta fácil de ser respondida se fosse para comprar qualquer outro produto "Basta ter dinheiro", já para obter um computador requer muito mais do que isto.
Com a constante evolução tecnológica e com o aumento da concorrência entre as empresas do setor, fica cada vez mais difícil de escolher um
bom equipamento e principalmente ter a certeza que não estamos comprando "gato por lebre".
Para a realização de um bom negócio é essencial que o comprador entenda sobre o assunto. Sendo assim, seguem as nossa dicas;
O QUE SÃO HARDWARE E SOFTWARE
Hardware: É a parte física do computador (tudo aquilo que você pode tocar). Pense na televisão, o que você pode pegar são seus componentes eletrônicos, por exemplo, controle remoto, antena, o aparelho em si e etc.
Software: É a parte lógica do computador. Responsável pelo funcionamento, se comparassemos a uma televisão, ele seria os programas (jornais, novelas, etc.).
COMPONENTES DE UM COMPUTADOR E SUAS FUNÇÕES
HD (Hard Disk), Winchester ou Disco Rígido: Quando por exemplo, fazemos uma carta no computador e queremos guardá-la para lermos outro dia, não iremos deixar o computador ligado até lá, não é verdade? Para isto existe o HD para gravarmos este e outros documentos que quisermos. Uma vez que ele é gravado ou salvo, poderemos desligar o computador tranquilamente e acessá-los posteriormente quantas vezes for desejado.
Memória: Quando estamos, por exemplo, fazendo a carta mencionada acima, até que executemos o processo de gravação no HD, as informações que digitamos vão sendo armazenadas na memória do computador, sendo assim, se houver queda de energia se perderá tudo o que foi digitado.
CPU ou Processador: Seria o " cerebro" do computador, ele tem a função de controlar componentes e de processar as informações solicitadas/enviadas por nós.
Teclado: Assemelha-se àquela parte da máquina de escrever em que digitamos letras e números.
Mouse: É um dispositivo que facilita a entrada de dados no computador.
Monitor: Assemelha-se a um aparelho de TV, e, é um dispositivo para saida de dados, ou seja, para vermos o que o computador nos mostra.
Impressora: É também um dispositivo de saída de dados, por exemplo, quando fazemos uma carta no computador e queremos passá-la para o papel, utilizamos a impressora.
Kit Multimídia: Normalmente composto por: unidade de CD ROM (onde colaca-se CDs), placa de som (responsável pela reprodução de músicas e sons no computador), caixas de som e microfone.
Placa de Vídeo: Dispositivo onde conectamos o monitor, sem ela o monitor não funcionaria.
Placa Mãe ou Mother Board: Localizada dentro do gabinete do computador, é o local onde são integradas todas as placas, mémorias e HDs de um computador. Existem 2 tipos: a onboard, que já vem com todas placas integradas e a offboard, onde as placas e demais dispositivos são adquiridos separadamente e encaixados manualmente. O computador com placa onboard normalmente é mais barato, porém, é preciso questionar o vendedor sobre a procedência e sobre a marca de todos os componente que já vem instalados nela.
UNIDADES DE MEDIDA DE UM COMPUTADOR
Assim como existe centímetro e metro para medirmos tamanho e distância, o computador também possui unidades de medida, vejamos:
Bit: É a menor unidade de informação que pode ser transmitida / processada pelo computador.
Byte: É o conjunto formado pela sequência de 8 bits, por exemplo, quando digitamos qualquer caracter (letra, número) no computador, como a letra "A", ela só aparecerá na tela do monitor porque o processador executou um código binário de 8 bits, no caso "0100001"= Letra A.
Agora veja, 100 centímetros é igual a 1 metro. E no computador como funciona?
1024 Bytes = 1 KB (KiloByte)
1024 KBytes = 1 MB (MegaByte)
1024 MegaBytes = 1 GB (GigaByte)
1024 Gigabytes = 1 TB (TeraByte)
CONFIGURAÇÃO DO COMPUTADOR X USO
Agora que já entendemos um pouco sobre hardwares e softwares, temos que analisar que configuração de computador seria mais útil para nós, "Um último modelo?" ou "Um modelo intermediário?". A resposta é feita com uma pergunta: "Para que o queremos?".
Na maioria dos salões de beleza, os computadores são utilizados para tarefas simples, que não exigem grandes configurações. Normalmente são instalados os seguintes softwares: Windows, Pacote do Office (Word, Excel, Power Point, Access e Outlook) e um sistema de gestão financeira.
Computadores com grandes configurações são indicados para pessoas ou empresas que trabalham com editoração de imagens, desenvolvimento de sistemas e websites.
DETERMINANDO UMA CONFIGURAÇÃO IDEAL
Antes de se iniciar um processos de cotações de computadores em várias lojas, é necessário estabelecer uma configuração única antes da pesquisa para que seja possível uma comparação de preços.