Criar um Site Grátis Fantástico
Expandir ou não?
Expandir ou não?


Dicas úteis para quem quer expandir o negócio.

Você está pronto para expandir o seu  negócio?

Não basta  querer, para expandir um negócio é necessário planejamento e calma.

Toda mudança  requer uma estratégia e com base nesta estratégia é fundamental traçar um plano  de ação.

Antes de sair da  zona do conforto e investir dinheiro, estabeleça as razões e as expectativas  que abastecem seu fogo em querer expandir.

Considere com  cuidado seus fatores motivacionais.

 

1) Você sente  necessidade ou desejo de expandir o seu negócio?

Às vezes, é  difícil distinguir desejo de necessidade.

Desejo é algo que queremos e necessidade é algo que realmente precisamos, com maior ou menor grau de intensidade.

 

2) Sua percepção  de crescimento nos negócios é fundada na realidade?

Se você sente  que seu estabelecimento está ultrapassado (e não estamos falando somente em  ambiente, mas também de produtos, serviços e de recursos humanos), é necessário  avaliar alguns aspectos importantes:

Por exemplo: Qual  é o meu faturamento real mensal? (descartar deste cenário os picos de faturamento  por conta de alguma sazonalidade). Que tipos de produtos e serviços são mais  procurados e quais deles dão maior retorno? Dos meus clientes, quantos utilizam  os serviços de meu estabelecimento freqüentemente e quantos só utilizaram uma  vez ou utilizam esporadicamente?

Estas respostas  são relativamente fáceis de estabelecer, e são vitais para identificar a real  necessidade de manter o objetivo de expandir o seu negócio.

 

3) Toda e  qualquer mudança não pode estar fundamentada somente em suposições.

Para a expansão  de qualquer negócio é necessário que o plano que foi traçado esteja mais  realista possível, caso contrário, corre-se o risco do investimento ser muito  mais alto do que o esperado.

Antes de cometer  a expansão nunca é demais analisar todas as despesas possíveis na implantação  de melhorias, contratação de pessoas e outros gastos inerentes à mudança.

 

4) Verifique se  as mudanças (principalmente as que são referentes à de expansão do ambiente)  são necessárias ou se o espaço existente pode ser otimizado antes de tomar  qualquer decisão de expansão.