Criar uma Loja Virtual Grátis
Franquia
Franquia

Franquia

Franquia ou Franchising tem como objetivo o sucesso na reprodução de produtos e serviços de uma empresa, em diferentes locais sob a responsabilidade de diferentes pessoas de forma uniforme e padronizada.

Uma empresa se torna franquia somente quando seu negócio foi previamente testado e aprovado. Isso garante ao franqueado a oportunidade de trabalhar com uma marca conhecida no mercado, contando com o suporte do franqueador na implantação, operação e gestão do negócio através de treinamentos e manuais, de forma que o franqueado possa garantir a qualidade e uniformidade do estabelecimento que irá utilizar a marca do franqueador.

Mas o que é franqueado e o que é franqueador?

1) Franqueado: é aquele que implanta o negócio autorizado pelo dono da marca;

2) Franqueador: é o dono da marca, ou seja, aquele que concede a autorização do uso de sua marca ao franqueado;

Atualmente existem 04 tipos de franquia:

1) Franquia de 1ª Geração: aonde o franqueador autoriza a venda de seus produtos e serviços (divulgação de sua marca) para qualquer estabelecimento de ramo específico que tenha interesse em revender seus produtos e serviços, sem que o franqueado tenha qualquer exclusividade a seu favor.

2) Franquia de 2ª Geração: aonde o franqueador autoriza por meio de uma licença (exclusividade) a venda de seus produtos e serviços (divulgação de sua marca) somente para estabelecimentos de ramo específico.

3) Franquia de 3ª Geração: aonde o franqueador gera parceria com o franqueado, fornecendo todo know-how, regras, métodos, processos e sistemas relacionados ao negócio, sendo tudo previamente desenvolvido e testado na prática pelo franqueador, para depois serem transferidos ao franqueado, como forma de se padronizar todo o processo. Neste tipo de franquia o franqueador comanda e controla o franqueado.

4) Franquia de 4ª Geração: aonde o franqueador impõe regras menos rígidas, valorizando mais o senso de missão e valores. A padronização está menos baseada no esquema de comando e controle e mais focada na motivação da rede. Os objetivos e as melhorias implantadas são compartilhados por ambas as partes e a troca de informações entre franqueador e franqueado é contínua.

Às vezes as franquias de 1ª e 2ª geração estão condicionadas ao pagamento de comissão ao franqueador, mas normalmente, o franqueado revende os produtos e serviços do franqueador sem que tenha que pagar qualquer taxa pelo uso da marca. Para o franqueador isso é vantajoso, pois o franqueado estará vendendo produtos e serviços para um público específico de consumidores (geralmente aqueles que realmente interessam ao franqueador) o que faz de sua marca ainda mais conhecida e forte.

Para que o franqueado adquira franquias de 3ª ou 4ª geração é necessário que ele pague taxas impostas pelo franqueador (a maioria destas taxas é mensal):

1) Taxa de Franquia, taxa inicial ou franchise fee - é o valor pago pelo franqueado uma única vez referente à adesão da rede, e em muitos casos, esta taxa também é paga por ocasião da renovação de contrato com a franquia. Esta taxa serve para cobrir custos como: recrutamento, seleção, treinamento do franqueado, treinamento da equipe, confecção e entrega dos manuais de operação da franquia, apoio ao franqueado na escolha do "ponto" comercial, orientação quanto aos equipamentos, estoques, insumos e outros bens e serviços que o franqueado deverá adquirir e etc;

2) Taxa de Royalties – é um valor pago mensalmente, aonde o franqueador aplica um percentual sobre o faturamento bruto mensal da franquia ou sobre o faturamento líquido. Existem franqueadores que convencionam outras formas de cobrar esta taxa. Esta taxa serve como remuneração para o acesso continuado do franqueado aos benefícios oferecidos pelo franqueador, como por exemplo: o fato de integrar uma rede de negócios padronizados, compras ou negociações centralizadas, treinamento ou reciclagens constantes, orientação em questões comuns a toda a rede e etc;

3) Taxa de Publicidade e Propaganda – é um valor pago mensalmente, aonde o franqueador aplica um percentual sobre o faturamento bruto mensal da franquia ou sobre o faturamento líquido (como o royalties), só que o recolhimento desta taxa é destinado à criação e manutenção de um Fundo Cooperativo de Propaganda e Marketing da rede