Revenda - Lucro Garantido
Revenda - Lucro Garantido

O tema desta edição está focado no famoso ¨PRODUTO DE REVENDA

São diversas as atribuições de um salão de beleza moderno. Se antes a única  preocupação dos cabeleireiros à frente do salão era promover um excelente corte e contribuir com o seu conhecimento para que esse tornasse rentável e lucrativo, hoje as suas atribuições aumentaram.

Uma das atribuições mais importantes para determinar o sucesso de um salão de beleza é a capacidade de revender produtos dentro de suas dependências. Para os representantes das grandes marcas de cosméticos profissionais do país, este é o caminho da consolidação dos empreendimentos de corte e tratamento de cabelos e o início de uma nova era para o setor no Brasil, onde a qualidade técnica, habilidade e o conhecimento do profissional cabeleireiro estarão associados a um novo conceito de comercialização de produtos. A revenda de produtos em salões de beleza já é uma realidade no exterior e aqui vemos grandes avanços nesta direção, tornando os salões, grandes vendedores.

Tudo se iniciou pela grande sacada que algum fabricante de cosméticos teve de associar quem melhor aplica um produto à venda do mesmo, sem que para isso fosse necessário mudar de ambiente.

Afinal, o que é revenda?

Revender é quando o profissional cabeleireiro indica à sua cliente quais os produtos deve usar e como usar. A revenda proporciona um aumento de até 20% sobre o faturamento dos salões.

Quero mencionar nesse artigo algumas características que vejo como determinantes para os salões que adotarem a revenda:

- RESULTADOS           

Buscar a satisfação do cliente, quase, a qualquer custo. Não apenas lembrá-lo do que o salão tem a oferecer, pois isso ele pode ver exposto na vitrine, mas oferecer o que ele precisa. Satisfação do cliente.

- CAPACIDADE DE ATRAIR E RETER CLIENTES                          

Buscar novos clientes para o salão de beleza é hoje um dos maiores desafios para os profissionais, sejam eles de vendas ou não. Mantê-los  então nem se fala. A capacidade em atrair e manter os clientes que o seu salão de beleza tem é  boa? Utilizo-me do telefone, mala direta, e.mail, para  manter o cliente informado dos lançamentos e  promoções de produtos? Busco indicar o produto certo para o seu tipo de cabelo? Dependendo das suas respostas você saberá se a capacidade do seu salão está boa ou não!

- APERFEIÇOAR A COMUNICAÇÃO                          

Às vezes o salão de beleza revende um produto e não informa ao cabeleireiro? Como ele  pode saber então que existe um novo produto para indicar ou oferecer para a cliente. Mantenha sempre um canal de comunicação com o profissional e a cliente.

- PARCERIAS COM OS FORNECEDORES                          

A maioria dos fornecedores tem centro técnico, podem-se combinar cursos ou a visita de um profissional para treinar a equipe de cabeleireiros, para fortalecer o conhecimento dos produtos que serão indicados para as clientes.

- COMISSÕES SOBRE AS VENDAS                          

Tem salão de beleza reclamando que não vende, mas também não dá um centavo de comissão aos funcionários. Podemos estipular duas metas, uma individual e a outra coletiva. Se o salão alcançar a meta desejada, podemos pagar um bônus aos profissionais. E de tudo que for vendido individualmente pagar uma comissão, geralmente de 5% a 10% do valor da venda.

- VISUAL MODERNO E ARROJADO                          

Não é necessariamente obrigatório reformar o salão para revender produtos, mas em determinados casos o problema é que o salão não tem atrativos visuais que justifiquem a presença  do cliente. A visualização dos produtos  é o meio mais eficaz para aumentar as vendas.                          

Recepção, Bancadas e Lavatório devem ser considerados os pontos estratégicos para o aumento de vendas.

- ÁREA DE VENDA                          

Ilumine os produtos, mantenha o espaço sempre limpo e organizado, o acesso aos produtos deve ser fácil para agilizar as vendas.

Para finalizar contabilize tudo o que entra e o que sai, de preferência em caixa separado do seu caixa de serviços, pois você vai acabar se confundindo e achando que o salão não vende, ou pior, fica sem saber onde está o dinheiro para pagar as duplicatas. Seja sensato e racional, pois muitos salões cumprem muito bem as tarefas de venda e perdem dinheiro na hora de contabilizá-lo.