Aprenda quais são os principais tributos e porque deve ficar em dia com eles.
Com tributos não se brinca!
Ao contrário de que muitos donos de estabelecimentos comerciais acham, é muito importante ter a situação tributária de seu estabelecimento em dia.
Este tipo de precaução evita que não se tenham maiores prejuízos no caso de uma fiscalização, pois as multas cobradas são salgadas e em alguns casos podem até levar a falência.
Antes de mais nada, é necessário à contratação de mão-de-obra especializada para este assunto. Muitos têm o auxílio de contadores e outros de advogados tributaristas.
A contribuição destes impostos varia de acordo com a atividade do estabelecimento e os tipos de tributos são:
1) Tributos Federais: Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ), IPI (Imposto sobre Produto Industrializado), PIS (Contribuição para o Programa de Integração Social), COFINS (Contribuição Social sobre o Faturamento da empresa) e a CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido);
2) Tributos Estaduais: ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços);
3) Contribuições Previdenciárias: INSS recolhido sobre a folha de pagamento de segurados empregados e retirada de pró-labore de sócios e administradores, mais pagamentos efetuados a prestadores de serviços autônomos.
Cabe ressaltar que algumas empresas estão sendo beneficiadas pelo SIMPLES, imposto instituído pela legislação federal, que assegura benefícios fiscais, reduzindo significativamente a carga tributária.
Por isso, não fique de fora, procure se informar e o mais importante, se for o caso, regularize a situação fiscal de seu estabelecimento.