Criar um Site Grátis Fantástico
Como Abrir seu Salão - Parte 2
Como Abrir seu Salão - Parte 2

Aprenda um pouco sobre finanças e como fazer um plano de négocios antes de abrir seu salão

O que Business Plan ou Plano de Negócios?

O Business Plan é um estudo financeiro que visa a obtenção de dados para a avaliação de empresas e seus negócios, serve para ordenar as idéias e assim organizá-las de forma planejada, por este motivo é que na matéria anterior abordamos um conjunto de questões a serem respondidas.

Quanto maior for o levantamento prévio de informações sobre o negócio melhor serão os resultados de seu Business Plan e melhores as chances de seu negócio dar certo.

Além dos gastos com investimento inicial, o empreendedor deve estar ciente de que o seu salão de beleza também terá as seguintes despesas:

1) Custos variáveis: são aqueles que variam proporcionalmente às vendas, ou seja, aumentam ou diminuem de acordo com a demanda. Ex: aquisição de produtos para comercialização, aquisição de equipamentos (cadeira, lavatório, autoclave e etc);

2) Custos fixos: são aqueles que independem de qualquer fator, eles deverão sempre ser computados. Ex: água, luz, telefone, aluguel, condomínio, impostos, serviço de terceiros e etc;

3) Despesas comerciais: são gastos que aumentam de acordo com a demanda. Ex: taxa para administradora de cartão de crédito, CPMF, comissões de vendas, impostos, contribuições e etc.

Estes gastos devem ser controlados mês a mês e não podem ser maiores do que o lucro.

Isso vale para qualquer tipo de negócio: “Só vale a pena investir em um negócio se ele trouxer lucro, e o lucro deve estar muito acima das despesas”.

A fórmula é simples:

Lucro=Receitas-Despesas

Muitas pessoas que investem em um negócio acabam falindo porque acreditam que logo dos primeiros meses de existência a empresa renderá lucros absurdos. Na verdade não é bem assim que acontece, no início é necessário que o empreendedor reserve parte do capital a ser investido para suprir eventuais necessidades dos primeiros meses de existência da empresa, ou seja, ele vai reservar parte de seu capital inicial até que a empresa passe a ter um: Retorno sobre o investimento.

Logicamente se organizarmos esta informação em um papel ou em uma planilha eletrônica fica mais fácil de visualizar, por isso, ao final deste “intensivão” estaremos disponibilizando uma planilha para que estas informações sejam organizadas.

Semana que vem abordaremos os seguintes temas:

1) Retorno sobre o

2) Preço de Venda.